Tecnologia
Empresas como Microsoft, Google e Coca-Cola estão acelerando compromissos públicos para se tornarem water positive até 2030 — ou seja, devolver à natureza e às comunidades mais água do que consomem.
Impulsionar baterias de lítio-enxofre usando aquilo que os próprios humanos produzem já não é uma ideia distante.
A EP, empresa com 50 anos de atuação no setor ambiental, concluiu seu maior projeto já realizado pela divisão de Engenharia: a participação estratégica no projeto de revitalização do sistema de abastecimento de água de Belém (PA), executada em parceria com a Aegea, uma das maiores concessionárias de saneamento do país.
A água é muito mais do que um recurso natural; é uma infraestrutura invisível, uma energia líquida e a matéria-prima essencial para a produção industrial.
AERZEN, uma das principais fabricantes mundiais de sopradores, compressores e turbos, adquiriu a GPE Turbo, fortalecendo sua posição como pioneira em tecnologia e líder de mercado.
Apesar dos discursos que colocam o país como um líder global na transição para uma economia descarbonizada, dados cruzados da Receita Federal e da Aneel mostram que desde 2002, o BNDES já concedeu R$ 17 bilhões de empréstimos aos derivados de petróleo além de R$ 2,3 bilhões de isenções fiscais em importação concedidas pelo governo federal desde 2017, em análise feita para a Agência Pública.
Tecnologia reduz também o uso de fertilizantes e já está em teste comercial no Ceará.
Singapura, uma próspera cidade-estado com seis milhões de habitantes, é um dos países com maior estresse hídrico do mundo por não possuir fontes naturais de água doce.
No esforço para trocar a matriz energética por alternativas mais limpas, o biometano vem se firmando entre as opções mais interessantes.
A estação de tratamento de águas residuais de Liebenwalde, na Alemanha, passou por uma transformação notável.
A escassez hídrica é um desafio crescente que afeta diversos setores da sociedade e do meio ambiente, impactando a economia, a segurança alimentar e a sustentabilidade global.
Durante o período de entressafra industrial, as usinas atravessam uma janela estratégica para execução de melhorias estruturais e operacionais.
Amplamente usados pela indústria, os PFAS são prejudiciais à saúde e contaminam nosso solo, nossa água e nossa comida.
A crescente demanda por água potável e a intensificação dos eventos climáticos extremos têm impulsionado a busca por soluções tecnológicas que permitam otimizar o uso dos recursos hídricos.
Sistema, criado por pesquisadores brasileiros, funciona como um “ímã químico”, atraindo e retendo os poluentes sem gerar resíduos tóxicos.
O fósforo é um nutriente fundamental para a manutenção da vida, contudo, em concentrações elevadas, representa um considerável desafio ambiental.
A produção de papel e celulose é uma dos setores industriais mais dependentes da disponibilidade e qualidade da água, sendo a água desmineralizada um dos recursos produtivos de maior cuidado, sendo o fio condutor da continuidade operacional, da eficiência dos processos e da auto suficiência energética.
A entressafra não é apenas um intervalo entre ciclos produtivos, mas sim uma fase estratégica de preparação para garantir que a próxima safra seja eficiente, contínua e segura.
Água para injetáveis (WFI) é um tipo de água de altíssima qualidade utilizada na preparação de soluções farmacêuticas.