Ecosan

Soluções Completas em Engenharia das Águas!

Desde 1983, desenvolvendo tecnologia e inovação para soluções completas de tratamento de águas, recuperação de efluentes e drenagem.

Atendimento às indústrias e saneamento público, com mais de 68 mil soluções que transformam águas e vidas.

Produtos e Serviços da Ecosan

O Adensador de Lodo é um equipamento destinado ao espessamento do lodo proveniente do decantador/ removedor de lodo, aumentando sua concentração através das barras espessadoras, com a finalidade de melhorar o desempenho dos sistemas de desidratação.
Os Aeradores são equipamentos destinados a oxigenar o efluente com o intuito de oxidar a matéria orgânica, proporcionando condições favoráveis para o crescimento de microorganismos, além de promover uma efetiva mistura do lodo, evitando pontos de sedimentação. É um meio eficiente para promover aeração de massas líquidas, realizada na natureza pela ação do vento, corredeiras, cachoeiras, etc.
A Bomba Parafuso, também conhecida como Parafuso de Archimedes, apesar da tecnologia moderna aplicada aos projetos e fabricação, segue o mesmo princípio de funcionamento idealizado por Archimedes há quase três séculos a.C.
Utilizada para liberar ou interromper o fluxo de líquidos ou com duplo sentido de fluxo.
Utilizados em novos projetos e principalmente em reformas para modernização e ampliação de capacidade de Estações de Tratamento de Água antigas com decantação convencional. O Removedor de Lodo Aspirante Submerso é instalado em decantadores retangulares e também é dimensionado para trabalhar em ampla área de varredura. Os removedores trabalham em movimentos de “vai e vem”, longitudinalmente ao fluxo da água no decantador.
Os Removedores de Lodo são destinados à remoção de lodo decantado primário e/ou secundário, provenientes do tratamento de efluentes industriais e domésticos. O Removedor de Lodo RPC caracteriza-se por possuir uma ponte rotativa, acionamento periférico, braço raspador de lodo, alimentação pela coluna central e rolamento central.
O Desarenador ou Caixa de Areia Mecanizada com Remoção Contínua é um equipamento presente nas estações de tratamento de efluentes urbanos ou industriais com o propósito de separar a areia e outros detritos do meio.
Utilizadas em estações de tratamento de água e em instalações industriais para dosagem de produtos químicos em solução ou em suspensão. A bomba dosadora constitui-se basicamente de motor, redutor, base e cabeçotes.
Utilizada para tratamento de água bruta, a estação de tratamento de água ECOSAN é adequada para utilização industrial e/ou potável.
As estações de tratamento de efluentes ECOSAN são projetadas de acordo com a demanda informada, podendo a mesma ser do tipo biológica ou biológica combinada com físico-químico.
A filtração consiste no processo de passagem da água através de um corpo poroso, que retém material em suspensão. Para a filtração de água em escala industrial, utilizam-se como material filtrante pedregulho, areia classificada e antracita. A granulometria das camadas de material filtrante depende das condições de tratamento, como o uso ou não de um decantador prévio ao filtro, velocidade de filtração, o uso ou não de coagulantes, qualidade da água desejada, entre outras.
O Distribuidor Rotativo para Filtro Biológico é utilizado em estações de tratamento de esgoto para depuração, baixando consideravelmente a carga orgânica. Dotado de mecanismo rotativo para distribuição do esgoto sobre o meio suporte inerte (plástico ou pedras), cria colônias de organismos aeróbios que se aderem ao meio suporte, formando biofilme e decompondo-o aerobicamente.
O Sistema de Ultrafiltração, consiste no processo de separação física de partículas suspensas no líquido, através de membranas semipermeáveis com capacidade para reter partículas, com tamanho entre 0,1 a 10 micrômetros. O sistema é uma alternativa aos tradicionais sistemas constituídos por floculação, decantação e filtração por areia, minimizando a área ocupada e garantindo melhor qualidade de água tratada.
Utilizado em estações de tratamento de água para promover uma agitação lenta e uniforme de toda massa líquida a ser tratada que, após ser misturada com reagentes, permite a formação de flocos de impurezas, sem que ocorra a quebra dos mesmos.
Utilizada em estações de tratamento para reter e separar sólidos dos efluentes. É instalada no canal de chegada do efluente bruto, com funcionamento contínuo ou intermitente.
Recomendado para dissolução e manutenção de produtos químicos do tipo sulfato de alumínio, cal hidratada, hipoclorito de sódio, diferentes tipos de polieletrólitos, entre outros, preparados em tanques.
Utilizado para medição de vazão de líquidos que fluem por gravidade em canais abertos, podendo conter sólidos suspensos, tais como os despejos industriais e domésticos.
Utilizada para remover os sólidos do efluente diretamente do canal de chegada. É aplicada para gradeamento fino. É um peneiramento fino composto por um semicesto circular com perfis paralelos ou chapa perfurada com aberturas conforme projeto.
Utilizado para separar o óleo da água, denominados efluentes oleosos, provenientes de refinarias, indústrias químicas, etc.
O Sistema de Tratamento Preliminar Compacto modelo ECO P, tem por finalidade básica a remoção de partículas finas, areia e parte da gordura/óleos presentes no efluente. O conjunto se apresenta como alternativa aos sistemas convencionais por possuir dimensões reduzidas em virtude de sua remoção contínua de detritos associada a combinação de processos que aceleram o processo de sedimentação da areia e flotação dos óleos e graxas, além de simplicidade de implantação, sendo do tipo “plug and play”.
Para transportar resíduos gradeados, conduzindo-os à caçamba. Pode-se utilizá-la para receber resíduos de diversas grades mecanizadas simultaneamente.
Notícias, Artigos e Vídeos Relacionados
Portal de Informações, Comércio e Serviços sobre o setor de Abastecimento e Tratamento de Águas, Coleta e Tratamento de Efluentes Domésticos e Industriais e Assuntos de Meio Ambiente em Geral….