Análise de Água
Camadas do solo filtram nano e micropartículas de plásticos apenas parcialmente; produtos para agricultura, como coberturas plásticas e recipientes de agrotóxicos, são fontes de contaminação.
Estrutura do MCTI em Pernambuco amplia monitoramento de resíduos líquidos produzidos pelo polo têxtil da região. Equipe de pesquisadores fez o levantamento de dados e estabeleceu parcerias com os produtores.
A água é um recurso essencial para a vida, mas nos últimos anos, pesquisadores e autoridades ambientais têm alertado para um problema crescente: os contaminantes emergentes.
Pesquisa encontrou resíduos do produto em amostras de três cidades. Estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostra que a água da chuva pode estar contaminada por agrotóxicos e que o uso desta água para fins de abastecimento da população deve ser feito com cautela. As informações são da Revista Fapesp.
O acesso à água potável e segura é um direito humano básico. No entanto, muitas comunidades enfrentam o desafio da falta de água, o que resulta em graves riscos para a saúde, impactos ambientais e consequências econômicas.
A água é um recurso essencial para a vida e para o desenvolvimento das atividades humanas, mas apenas uma pequena parcela da água disponível no planeta é potável.
Nanofiltração de Hormônios em Nanotubos de Carbono e Nanotubos de Nitreto de Boro Utilizando Campo Elétrico Externo Uniforme por Meio de Dinâmica Molecular.
Divulgado em agosto deste ano, o trabalho de conclusão de curso de Ana Clara Rosendo Sousa, formada em Engenheira Ambiental e Sanitarista formada pela UFC, aponta que a utilização de pesticidas na agricultura tem virado um problema para os peixes de trecho do Rio Poti que corta a cidade de Crateús.
A precisão em análises clínicas é determinante para decisões médicas assertivas. Segundo a OMS, 70% das decisões médicas são fundamentadas em resultados laboratoriais, destacando a importância vital da qualidade da água utilizada nos processos analíticos.
Pesticidas, que estão associados à disfunção endócrina , desregulação imunológica e câncer, são fontes generalizadas de contaminação da água potável.
As águas subterrâneas são fundamentais para cumprir os compromissos da Agenda 2030 e seus 17.
Relatório da Unesco e dossiê internacional destacam a crescente presença de poluentes em fontes de consumo, sobretudo em países em desenvolvimento.
Você já pensou em como ocorre a contaminação da água? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a água é considerada poluída quando sua composição se altera, seja de forma natural ou por ação humana, e impede que essa água possa ser aproveitada.
Com o crescimento da população, da urbanização e da atividade agroindustrial, o uso global de água doce deverá aumentar 55% até 2050.
Embora as estações de tratamento de águas residuais (ETAR) sejam projetadas para remover poluentes orgânicos convencionais, muitas dessas moléculas farmacêuticas escapam aos processos de tratamento padrão.
Com a crescente demanda por água ultrapura em setores altamente exigentes como microeletrônica, farmacêutico e geração de energia, surgem desafios significativos em relação à qualidade, eficiência energética e sustentabilidade dos sistemas de purificação.
Contaminações ambientais causadas por décadas de atividade industrial não são apenas um problema do passado — elas representam riscos reais ao meio ambiente e à saúde humana.
Pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) criaram fungos magnéticos capazes de absorver poluentes da água.