Biocombustíveis
Iniciativa financiada pela Fapesp será conduzida pelo IQ, em parceria com o ITA, e busca criar uma plataforma nacional de pesquisa em combustível sustentável.
Poucos meses depois de sancionada a Lei do Combustível do Futuro (14.993 de 2024), que tive a honra de ser relator na Câmara dos Deputados, já é possível observar os impactos positivos do novo marco na demanda de biocombustíveis no Brasil.
Estima-se que o Brasil pode produzir na atualidade 84,6 bilhões de Nm³/ano, o maior potencial do mundo para a produção de biogás e, por consequência, de biometano.
Método que utiliza melaço de cana como substrato em uma das etapas do processo de produção da quitosana foi desenvolvido na UFSCar. Polímero também pode ser utilizado no controle de pragas agrícolas e na produção de biofilmes e cápsulas carreadoras de fármacos.
A desconstrução da celulose é fundamental para a conversão de biomassa em combustíveis e produtos químicos.
Redução de custo é apelo importante em alternativas sustentáveis.
A desconstrução da celulose é fundamental para a conversão de biomassa em combustíveis e produtos químicos.
Uso de biocombustíveis no Brasil e em outras nações em desenvolvimento pode evitar a emissão de quase 400 milhões de toneladas do gás de efeito estufa pelo setor até 2030, aponta relatório publicado pela Agência Internacional de Energia sob a liderança de pesquisadores vinculados ao Programa BIOEN-FAPESP.
A Finlândia está liderando iniciativas sustentáveis com investimentos em biocombustíveis com carbono negativo, uma solução promissora para substituir o carvão e reduzir emissões.
Entra em operação na USP a primeira planta de conversão de hidrogênio a partir do etanol do mundo.
O processo é focado nas características químicas de biomassas, pré-tratamento, microrganismos e otimização de parâmetros de processo para aumentar o rendimento de etanol para fermentação em escala de bancada.
Observatório do Clima sugere medidas que afetariam setores como transporte de cargas e passageiros, mineração e produção de novos combustíveis.
O biometano é a opção viável e menos poluente no processo de descarbonização da frota circulante de veículos pesados no Brasil, segundo Orlando Merluzzi, gestor do MBCB, Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil. Ele participou do Seminário Brasil Elétrico 2024, realizado por AutoData.
A pouco conhecida macaúba virou protagonista. Planta nativa das regiões tropicais e subtropicais do Brasil, também chamada de bocaiúva, macaíba, coco-babão e coco-de-espinho, a palmeira virou aposta de R$ 15 bilhões de investidores árabes para produzir em larga escala diesel verde e combustível sustentável de aviação (SAF).
Ceará Pode Liderar Produção de Combustível Sustentável para Aviação.
Processo não requer a transformação do caldo in natura em etanol, feita nas usinas de álcool, impedindo a formação de resíduos que prejudicam o meio ambiente.
Produção de Biometano em Aterros Sanitários: Um Exemplo de Economia Circular e Sustentabilidade
Desafios e Oportunidades do Biometano: Produção e Comercialização no Brasil Enfrentam Estagnação Apesar de Potencial Promissor
No Brasil, o setor de biocombustíveis se notabiliza pela variedade de iniciativas