CURSOS & EVENTOS

Desenvolvimento de Planos de Negócios de uma Concessionária de Saneamento, Orientado a Resultados Operacionais, Financeiros e Socioambientais

VAMOS PRATICAR A TEORIA COM A EXPERIÊNCIA DE QUEM ESTEVE LÁ

Com o novo Marco de Saneamento completando um ano, as oportunidades de negócios estão se multiplicando e a carência de novos gestores se evidenciando.

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

 

Local

O curso será transmitido ao vivo pela Internet.

Datas

02, 09 e 15 de setembro de 2021.

Inscrições

Investimento/Valor: R$ 1.350,00

 

Instrutor | Panelistas | Patrocinadores

 

lauro

•Lauro de Menezes Neto – Engenheiro Civil e Administrador de Empresas. Atua na área de concessões de saneamento desde 1995, tendo liderado o desenvolvimento, contratação e gestão das empresas PROLAGOS – concessão plena na Região dos Lagos – RJ (2000), AGRESTE SANEAMENTO- PPP de produção de água tratada na região de Arapiraca-AL (2011) e SANAMA – PPP de esgoto da Parte Alta de Maceió – AL (2014). Atualmente atua como Consultor Independente pela MENEZES Serviços de Engenharia e é do Conselho de Administração da HYDRUS.

 

 

karla

 

•Karla Bertocco – Administradora de Empresase advogada. Foi presidente da SABESP e diretora da ARSESP. Atualmente é a sócia responsável pela área de infraestrutura sustentável da MAUÁ CAPITAL e Conselheira de Administração da CORSAN.  Sólidos conhecimentos na administração e na regulação de empresas concessionárias atualmente em operação no país.

 

 

 

 

renato

•Renato Sucupira – Engenheiro Civil  e MBA em Finanças. Foi diretor do BNDES – exim, ex-sócio da VALORA PARTICIPAÇÕES e atualmente é o presidente da BF CAPITAL. Sólidos conhecimentos e experiência nas áreas de planejamento estratégico e finanças corporativas de empresas de infraestrutura, tendo participado diretamente na estruturação de plano de negócios e de financiamentos de diversas concessionárias atualmente em operação no país.

 

 

Programação

 

PRIMEIRO DIA – das 9h às 18h.

  1. Conceitos Básicos do Segmento de Saneamento
    • Noções básicas sobre concessão e suas modalidades, legislação referente e exemplos de cada tipo;
    • Mercado atual das concessões: tipos de empresas e sua participação no mercado, principais empresas, associações envolvidas e agências reguladoras
    • Planos de saneamento: conceito, esferas, desenvolvimento e conclusões esperadas
    • Licitações: tipos, evolução no tempo e futuro projetado
  1. Contextualização do Problema a Ser Solucionado (Diagnóstico)   
    • Visão Geral
    • Conhecimento do Local e das Características de sua População
    • Conhecimento da Situação Atual dos Sistemas de Saneamento Existentes
    • Verificação do Atendimento dos Serviços de Água e Esgoto à população
  1. Fluxograma de Ações Necessárias para o Desenvolvimento do Plano de Negócios da Concessionária de Saneamento

SEGUNDO DIA – das 9h às 18h

  1. Solução do Problema e seus Custos para a Universalização dos Serviços de Água e Esgoto à População (Prognóstico)   
    • Projeções da População, Demandas e Proposições para os Sistemas Futuros
    • Orçamento das Necessidades de Investimento no Tempo (CAPEX)
    • Orçamento das Necessidades Operacionais no Tempo (OPEX)
  • Definição da Organização da Empresa (Organograma):
    • Organograma (Fase Inicial | Implantação do CAPEX | Maturação da Concessão | Atingimento dos Indicadores de Gestão ESG);
    • Organograma (Fase Intermediária e Final | Manutenção do CAPEX (residual/periódico) + OPEX | Manutenção dos Indicadores de Gestão ESG).
  • Planejamento, dimensionamento e orçamento de cada área da empresa (recursos humanos e materiais/equipamentos), através dos respectivos Histogramas:
    • Área de Direção (Diretorias, Assessorias e Gerências)
    • Área Operacional (Redes, Estações de Tratamento, Elevatórias e Manutenção Eletro-mecânica).
    • Área Comercial (Leitura/Faturamento, Atendimento, Combate a Perdas)
    • Área Administrativa (Recursos Humanos, Administração e Finanças)
  • Dimensionamento e Orçamento do Custo Operacional (Energia, Produtos Químicos e destinação do Lodo)
  • Definição das Necessidades Imobiliárias da Empresa e seu custo
  • Dimensionamento das Despesas Administrativas
  • Dimensionamento das Despesas com Seguros e Garantias, Outorgas e Regulação
  • Dimensionamento das Despesas com Projetos Sócio-Ambientais
  • Definição dos Impostos e Correspondentes Alíquotas incidentes na Concessionária
  1. Projeção das Receitas
    • Estudo das Informações Existentes (Histogramas)
  • Análise da Estrutura | Política Tarifária
  • Cálculo da Tarifa Média
  • Projeção das Receitas Diretas (Água e Esgoto) ao Longo do Tempo
  • Projeção das Receitas Indiretas
  1. Estudo de Viabilidade Econômica/Financeira (EVTE) 

  Desenvolvimento ou Adequação de Planilha Customizada ao Projeto

  • Demonstrativo de Resultados (DRE)
  • Fluxo de Caixa do Projeto
  • Fluxo de Caixa Alavancado
  • Estabelecimento dos Parâmetros e Premissas de Financiamento
  • Preenchimento das Planilhas com os dados do Plano de Negócios
  • Análise do Resultado (TIR projeto e TIR alavancada)
  • Comparação com Taxa de Atratividade (WACC)
  • Revisões, se necessárias
  • Consolidação do EVTE Final

 TERCEIRO DIA – das 9h às 18h

  1. Exercício com case real, com apresentação de cada etapa do desenvolvimento do Plano de Negócios e participação interativa dos participantes, verificando-se dúvidas e comentários sobre todo o conteúdo do curso. 

Objetivos do Aprendizado

Após o treinamento você será capaz de:

  1. Valorizar o desenvolvimento da estratégia a ser empregada na estruturação do Plano de Negócios;
  2. Diagnosticar os sistemas de saneamento existentes em uma localidade/região;
  3. Projetar as necessidades de investimento e de operação para a universalização dos serviços de saneamento à população, orientadas ao alcance da otimização dos resultados de eficiência;
  4. Dimensionar a empresa necessária para implantar e gerir tais serviços;
  5. Orçar custos, despesas e receitas correspondentes às suas projeções;
  6. Estudar a viabilidade técnica, econômica e financeira do projeto;
  7. Apresentar tal projeto para aprovação dos acionistas

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