Resíduos Sólidos

Análise é da engenheira sanitarista e ambiental Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, coordenadora da ABNT CEE – 129 e diretora da ABES-SP.
O processo de revitalização enfrentou uma série de desafios. O acesso às novas áreas de plantio e a urgência de bloquear o retorno do lixo da Baía de Guanabara aos manguezais surgiram como grandes obstáculos
Desvendando o Problema: A Contribuição dos Rios para a Epidemia Global de Poluição Plástica nos Oceanos
Os microplásticos, resíduos plásticos que medem menos que cinco milímetros, estão presentes em abundância no Oceano Antártico
Este trabalho procurou reunir e sistematizar o conhecimento produzido pela pesquisa nacional para gestão, tratamento e uso dos resíduos contendo alta concentração de matéria orgânica e nutrientes.
o objetivo dessa pesquisa foi revisar o conhecimento atual sobre os microplásticos encontrados na costa do Ceará (nordeste do Brasil), bem como sua distribuição espacial, formas, cores e os métodos usados nas publicações.
O objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos da aplicação de vinhaça sobre as características de fertilidade do solo.
Estudo mostra processos de produção de microplástico biodegradável e conscientiza sobre os efeitos na saúde e meio ambiente.
O objetivo foi recuperar o sulfato de alumínio, a partir do lodo oriundo do processo de tratamento de efluentes, para que o mesmo possa ser reutilizado nesse processo.
O presente trabalho teve como objetivo analisar o comportamento da espécie A. Polyphyllaem diferentes formulações de substratos e lâminas de irrigação.
Este estudo objetivou verificar se a disponibilidade de água em um substrato de mineração de cascalho foi alterada pela aplicação de lodo de ETE.
Atualmente existem 5 ilhas de plásticos flutuantes nos oceanos do planeta Terra, duas no Pacífico, duas no Atlântico e uma no oceano Índico, que são formadas a partir de uma de grandes concentrações de lixo.
Este trabalho tem como objetivo avaliar o uso de leito de drenagem para a desidratação de lodo da ETA da cidade de Ouro Branco/MG.
O lodo pode ser encaminhado para aterros sanitário, incinerador, agricultura, construção civil e reuso em indústria (como matéria prima).
Os pesquisadores do Institut National de la recherche Scientifique (INRS) no Canadá, desenvolveram um processo que usa eletrodos para atacar os microplásticos direto na fonte.
O presente trabalho objetiva apresentar por meio de um estudo de revisão de literatura formas alternativas para a aplicação do lodo de ETA em pavimentação rodoviária com ênfase no agregado usado para estabilização e o processo de lixiviação, afim de avaliar uma destinação ambientalmente correta.
O artigo avalia a eficácia dos sistemas fechados de geotêxteis, também designados como sistemas de confinamento de resíduos (SCRs), em relação aos leitos de drenagem, ambos considerados sistemas viáveis na disposição dos resíduos gerados em ETA.
Este trabalho teve como objetivo: caracterização química e física do lodo calcinado a temperatura de 700°C (LETAC) durante 1 hora, proveniente de uma ETA localizada em Venâncio Aires (RS).